Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

MEIRELLES: DADOS SOBRE PIB CONFIRMAM QUE O BRASIL ESTÁ SAINDO DA CRISE

BRASÍLIA  -  O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, por meio de nota divulgada à imprensa, que as medidas adotadas pelo governo para "recolocar o Brasil no caminho do crescimento sustentável começam a mostrar seus efeitos" e a retomada vai se fortalecer nos próximos meses. Ele comenta o crescimento de 0,2% da economia no segundo trimestre do ano.

"Entraremos 2018 num ritmo forte e constante. Continuaremos a trabalhar para garantir que essa expansão seja longa e duradoura, gerando emprego e renda para os trabalhadores", disse.

Ele ressaltou que os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados hoje confirmam que o Brasil está superando a pior recessão da história. "Registramos entre abril e junho o segundo trimestre consecutivo de crescimento, depois de dois anos de retração, inflação recorde e desemprego crescente", afirmou.

O PIB nacional cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, comparado ao primeiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, houve alta de 0,3%. Considerando o acumulado no primeiro semestre deste ano, houve variação nula ou estabilidade (0,0%) na comparação com igual período de 2016.

Planejamento

O Ministério do Planejamento avaliou, também por meio de nota, que o desempenho do PIB no segundo trimestre confirma o cenário de recuperação econômica e de fim do período recessivo traçado desde o início do ano. Reflete ainda as medidas anunciadas pelo governo.

"A segunda metade de 2017 será mais favorável à atividade econômica, levando a um ano de 2018 bastante promissor para o setor produtivo e para as famílias. Esse cenário reforça nossa confiança e realimenta nossas energias para avançarmos com a agenda de reformas fundamentais para o futuro do nosso País".

Segundo a nota do ministério, o principal destaque foi a retomada do consumo das famílias e do setor de serviços, resultante de medidas propostas pelo governo de aperfeiçoamento de instrumentos econômicos, como a permissão de saques das contas inativas do FGTS, e de destravamento do crédito às famílias, como a redução dos juros do crédito consignado e do cartão de crédito.

"Nos próximos meses, outras medidas favoráveis ao crescimento econômico deverão alcançar resultados similares, garantindo a manutenção da retomada da atividade, do emprego e da renda, de maneira sólida e sustentável", informa a nota.

O ministério informa ainda que o resultado do PIB no 2º trimestre decorre, pelo lado da oferta, da aceleração do crescimento do setor de serviços (+0,6% ante +0,2% do 1º trimestre), e, pelo lado da demanda, do aquecimento do consumo das famílias (+1,4% ante 0,0% do 1º trimestre). "É o primeiro trimestre de crescimento efetivo do consumo das famílias após oito trimestres sucessivos de retração e um de estabilidade (no 1º trimestre de 2017)", destaca.

A nota menciona que houve também contribuição favorável por parte da Formação Bruta de Capital Fixo que, a despeito de ter registrado recuo (-0,7%), confirma a trajetória de desaceleração da queda dos últimos 4 trimestres, preparando a retomada do investimento, decorrente da redução da taxa de juros real futura e do cenário mais positivo de recuperação econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARIDO DE PREFEITA QUER MANDAR, MAS JUSTIÇA ENVIA NOVA ORDEM.

🔥🔥🔥 PINGA FOGO 🔥🔥🔥URGENTES NOTÍCIAS DE TEODORO SAMPAIO PINGOU NOS QUEIMA MESMO AQUI TEM FOGO  🔥🔥🔥O TEMPO TODO 🔥🔥🔥EX PREFEITO DE ...